Como tirar o passaporte


Para quem está pensando em fazer o programa Au Pair, um dos requisitos é ter o passaporte válido. Caso você não tenha, providencie o quanto antes pois o prazo para que você possa agendar uma data com a Polícia Federal e, requerer este documento, atualmente é de 1 a 2 meses (antes era apenas 1 dia).  Para não atrasar a sua viagem, programe-se para tirar o passaporte o quanto antes.

Seguem abaixo os passos para solicitar a emissão: Primeiro, acesse o site da Pólícia Federal – http://www.dpf.gov.br/

Passaporte

Clique em “Requerer emissão de passaporte

Escolha o estado e cidade na qual você deseja requerer o passaporte. Selecione e clique em “confirmar” . Na próxima página, siga os passos:

1º Passo – Selecione os documentos necessários:

O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser BRASILEIRO, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no síte da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS (Decreto 1983/96, com a redação dada pelo Decreto 5978/06):(conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos havendo fundadas razões);

  • Documento de Identidade , para maiores de 12 anos. O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expediçao ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente;
  • Podem ser aceitos como documento de identidade: cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública; carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; passaporte brasileiro anterior; carteira nacional de habilitaçao expedida pelo DETRAN (modelo atual); carteira de identidade expedida por órgao fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
  • Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidao de Casamento com a devida averbaçao, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razao de casamento, separação ou divórcio;
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleiçao (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaraçao da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigaçoes eleitorais, ou justificativa eleitoral;

Caso não tenha votado nem justificado entre no site http://www.tse.gov.br , selecione “Serviços ao eleitor” e depois “Título e local de votação” para achar os dados da sua Zona Eleitoral, que você terá que comparecer com seu RG e Título, e pagar as taxas para justificar o voto. A carta de quitação sai na hora.

  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
  • Certificado de Naturalizaçao, para os Naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União) que deverá ser preenchida pela Internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia (Obs: antes de efetivar o pagamento, verifique se a unidade arrecadadora foi preenchida corretamente. Nao é possível requerer passaporte em unidade distinta daquela que constar na GRU);
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou nao). A não apresentaçao deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.

O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigraçao estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportaçao), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Com este gesto, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte.

2º Passo – Preencher a solicitação para emissão do passaporte.

Tenha em mãos todos os documentos solicitados no 1º passo para preencher as quatro páginas: dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento.

3º Passo – Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

Após preencher todos os dados irão aparecer três botoes. Clique primeiro em “gerar protocolo”, depois em “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e, por último, em “fechar”.

Imprima o protocolo e a guia. Para a impressão do PROTOCOLO e da GRU é necessário que o programa Adobe Acrobat Reader esteja instalado no computador. Caso não tenha instalado, você pode instalá-lo acessando um link na própria página.

As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências dos escritórios locais da Polícia Federal, por meios eletrônicos.

Em alguns postos é necessário agendar a visita com antecedência por meio da Internet, no próprio site da Polícia Federal em que você solicitou a emissão do passaporte.

4º Passo – Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Aparecerá o link basta clicar, colocar o número de protocolo, CPF e data de nascimento.

Com o atraso na emissão provavelmente não tenha nenhuma data para agendamento, mas continue tentando. Eles atualizam o calendário todos os dias por volta das 10:30, esse é o melhor horário para achar vagas, entre insistentemente por alguns minutos sempre atualizando a página.

Depois de selecionar o posto e confirmar o agendamento imprima o protocolo e leve no dia da entrevista, chegando sempre com 15 minutos de antecedência, lembre de levar todos os documentos e a GRU paga.

5º Passo – Andamento do seu pedido de passaporte

Para consultar o andamento do seu pedido de passaporte entre no link http://www.dpf.gov.br/

Clique em consultar andamento, preencha o número de protocolo e CPF.

6º Passo – Retirada do passaporte
O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

FONTE: Cultural Care Au Pair

Anúncios

Sobre Viviane Damasceno

Ex- Au pair na cidade Annapolis, MD, EUA (2009-2011), Jornalista com experiência em Assessoria de Comunicação, e agora, uma futura Au pair na Holanda 2012.

Publicado em setembro 20, 2011, em Geral e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: